He Yôkoso 「へようこそ」 (ou, seja bem-vindo!)

Desde que o navio Kassato Maru aportou em terras tupiniquins em 1908, a vinda de milhares de imigrantes japoneses para o Brasil tem sido constante. Por lá faltava espaço, com uma população cada vez mais numerosa. Por aqui sobrava emprego e faltava a mão-de-obra. Então, após um acordo entre os dois governos abriram-se as portas para os asiáticos e criou-se uma troca entre duas distintas culturas. Hoje, são 1,5 milhão de descendentes diretos, fazendo do Brasil a maior colônia fora do Japão.

A chegada dos japoneses no Paraná se deu a partir da década de 30, resultante do desestímulo da plantação cafeeira por parte do governo de São Paulo. No Paraná, o cultivo ainda estava em alta, o que incentivou a vinda dos imigrantes para o Estado. A maior concentração se encontra no norte do Paraná, mas nem por isso os japoneses deixaram de vir para o Oeste. O município de Cascavel, por exemplo, conta com aproximadamente 100 famílias descendentes de japoneses, que hoje formam a Colônia Japonesa. 

Grupos como esse se inserem na comunidade através do trabalho e vão aos poucos se adaptando a nova cultura. Porém, o desejo de quem vem de fora é morar em outro país, sem perder as raízes. Principalmente no caso dos japoneses, os costumes são muito valorizados. E é nessa intenção de preservar a tradição, que a Colônia Japonesa formada em Cascavel desenvolve atividades de resgate da língua, hábitos e gastronomia do Japão, através de encontros, gincanas, aulas de japonês, prática de esportes japoneses, viagens e promoções de comidas típicas. 

Aqui você conhecerá um pouco mais sobre a Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (ACEC), conhecida como Colônia Japonesa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Fabiana M. disse...

Olá! Gostaria de saber se vocês possuem ornamentos típicos japoneses que pudessem compor um cenário. Na verdade estamos atrás de um daqueles gongos bem grandes para emprestar.
Obrigada

Postar um comentário